Autor: Gilson Guilherme Miguel Ângelo
Área: Filosofia, Ética, Estudos da Religião, Ciências Humanas e Desenvolvimento Humano
Revista: Revista Científica Internacional GAESEMA

RESUMO
Este artigo apresenta uma reflexão filosófica, ética e espiritual sobre a relação entre a morte simbólica do ego, as escolhas humanas, a família, o sonho e a concepção de abundância. A partir do pensamento de Gilson Guilherme Miguel Ângelo, propõe-se que o desenvolvimento humano não ocorre apenas pela acumulação material, mas também pela capacidade de abandonar formas de egoísmo, reconhecer a dignidade do outro, cultivar relações responsáveis e transformar sonhos em processos conscientes de realização. O estudo interpreta a “morte do ego” como metáfora para sucessivas transformações interiores que acompanham o crescimento moral do indivíduo. Defende-se que a família, compreendida neste artigo como núcleo residencial constituído por pai, mãe e filhos, pode funcionar como espaço primário de aprendizagem ética, fraternidade, responsabilidade, serviço e amor. A análise estabelece diálogo com tradições bíblicas e filosóficas, especialmente com princípios de amor ao próximo, renúncia do egoísmo, justiça, sabedoria e responsabilidade. O conceito de abundância é ampliado para além do valor monetário, relacionando-o à capacidade de sonhar, escolher, aprender e gerar novas possibilidades de existência. Conclui-se que uma vida orientada por valores de fraternidade e responsabilidade pode transformar cada etapa de perda, escolha e realização em uma oportunidade de amadurecimento humano.
Palavras-chave: Ego; Ética; Família; Abundância; Sonho; Espiritualidade.
ABSTRACT
This article presents a philosophical, ethical, and spiritual reflection on the relationship between the symbolic death of the ego, human choices, family, dreams, and the concept of abundance. Based on the thought of Gilson Guilherme Miguel Ângelo, it proposes that human development does not occur solely through material accumulation, but also through the capacity to overcome forms of selfishness, recognize the dignity of others, cultivate responsible relationships, and transform dreams into conscious processes of realization. The study interprets the “death of the ego” as a metaphor for successive inner transformations that accompany moral growth. It argues that the family, understood in this article as a residential nucleus consisting of father, mother, and children, can function as a primary space for learning ethics, fraternity, responsibility, service, and love. The analysis establishes a dialogue with biblical and philosophical traditions, particularly principles concerning love of neighbor, renunciation of selfishness, justice, wisdom, and responsibility. The concept of abundance is expanded beyond monetary value and associated with the human capacity to dream, choose, learn, and generate new possibilities of existence. The article concludes that a life oriented toward fraternity and responsibility can transform each stage of loss, choice, and achievement into an opportunity for human maturation.
Keywords: Ego; Ethics; Family; Abundance; Dream; Spirituality.
1. INTRODUÇÃO
A história da humanidade pode ser compreendida, entre muitas outras perspectivas, como uma história de escolhas.
O ser humano nasce dentro de circunstâncias que não escolheu, mas, à medida que desenvolve consciência, passa a participar da construção da própria trajetória. Escolhe valores, relações, objetivos, caminhos profissionais, formas de tratar os outros e modos de interpretar a própria existência.
É nesse espaço entre aquilo que recebemos e aquilo que decidimos construir que se encontra uma das questões fundamentais da filosofia: quem somos nós quando deixamos de ser aquilo que fomos?
A presente investigação parte de uma proposta filosófica de Gilson Guilherme Miguel Ângelo segundo a qual cada avanço humano pode implicar uma espécie de “morte”. Não se trata, necessariamente, da morte biológica, mas da morte simbólica de uma versão anterior do indivíduo.
Ao subir cada degrau em direção às próprias virtudes, o indivíduo pode precisar abandonar determinados comportamentos, desejos, preconceitos, dependências, formas de egoísmo e estruturas interiores que anteriormente organizavam a sua existência.
Assim, uma pessoa pode “morrer” simbolicamente várias vezes durante a vida para nascer novamente em diferentes níveis de consciência.
Essa perspectiva encontra correspondências em diversas tradições filosóficas e religiosas. Na tradição cristã, por exemplo, encontra-se a ideia de renunciar ao velho homem e assumir uma nova forma de vida (Efésios 4:22-24). Em Mateus 16:24, Cristo apresenta a ideia de negar a si mesmo e assumir uma nova caminhada. Em João 12:24, a imagem do grão que precisa cair na terra é utilizada para representar transformação e produção de fruto.
O presente artigo não pretende transformar essas imagens religiosas em leis científicas. Seu objetivo é colocá-las em diálogo com a filosofia e com as ciências humanas, investigando como podem contribuir para uma compreensão ética do desenvolvimento humano.
A pergunta central é:
Como a morte simbólica do ego pode contribuir para uma vida orientada pela ética, pela fraternidade, pela responsabilidade familiar, pelo sonho e por uma concepção não exclusivamente material de abundância?
A hipótese filosófica defendida é que o crescimento humano exige processos sucessivos de superação de si mesmo. O indivíduo que aprende a substituir o egoísmo pela responsabilidade, a violência pelo diálogo, a indiferença pelo cuidado e a acumulação isolada pela partilha modifica não apenas a própria vida, mas também os ambientes humanos dos quais participa.
2. REVISÃO DA LITERATURA
A compreensão da “morte do ego”, conforme formulada no pensamento de Gilson Guilherme Miguel Ângelo, exige um diálogo interdisciplinar. Embora a expressão possua forte caráter espiritual e filosófico, os seus elementos centrais — identidade, ego, transformação, virtude, responsabilidade, família, propósito, sonho, altruísmo e abundância — encontram correspondências em diferentes tradições do pensamento humano.
Por essa razão, esta revisão da literatura não procura demonstrar cientificamente uma realidade metafísica, mas situar a proposta autoral no interior de problemas que há séculos são discutidos pela filosofia, pelas tradições religiosas e, mais recentemente, pelas ciências humanas.
A questão fundamental pode ser formulada da seguinte maneira: como o ser humano pode transformar a própria maneira de existir sem destruir a sua individualidade, e como essa transformação pode repercutir nas relações familiares e sociais?
2.1 O conceito de ego entre filosofia, psicologia e espiritualidade
O conceito de ego não possui um único significado universal. A sua interpretação varia de acordo com o campo de conhecimento.
Na tradição filosófica moderna, a consciência de si tornou-se uma questão fundamental. Descartes, por exemplo, estabeleceu a reflexão sobre o sujeito pensante como ponto importante de sua filosofia. Kant posteriormente distinguiu a consciência transcendental do eu empírico, contribuindo para uma compreensão mais complexa da subjetividade.
Na tradição psicanalítica, Freud atribuiu ao ego uma função técnica específica dentro da estrutura psíquica. O conceito, portanto, não deve ser confundido automaticamente com egoísmo ou vaidade.
Essa distinção é importante para o presente estudo.
Quando Gilson Guilherme Miguel Ângelo fala em “morte do ego”, a expressão não é utilizada para defender a eliminação da personalidade, da autonomia ou da consciência individual. O conceito é empregado predominantemente em sentido ético e espiritual, referindo-se à superação de formas de egoísmo que colocam o interesse individual acima da dignidade do outro.
Essa interpretação aproxima-se de uma antiga preocupação filosófica: a necessidade de educar os desejos humanos.
Platão, em A República, apresenta uma concepção da vida humana na qual a ordem interior possui relação com a justiça. A questão não é simplesmente possuir desejos, mas estabelecer uma relação adequada entre as diferentes dimensões da vida psíquica e moral.
Aristóteles, por sua vez, desenvolve uma teoria das virtudes segundo a qual o caráter é formado pela prática. A pessoa não se torna virtuosa apenas por conhecer intelectualmente o bem; torna-se virtuosa por desenvolver hábitos de ação orientados adequadamente.
Essa perspectiva oferece uma contribuição importante à tese da morte simbólica do ego: a transformação humana não acontece somente no nível das ideias, mas também através da repetição de comportamentos.
2.2 Virtude, caráter e transformação moral
A ética aristotélica é especialmente relevante para compreender a passagem entre intenção e comportamento.
Em Ética a Nicômaco, Aristóteles relaciona a vida boa ao desenvolvimento das virtudes e à realização humana. A virtude não aparece como uma característica isolada, mas como disposição construída através da prática.
Essa concepção permite estabelecer uma distinção entre:
saber o bem → desejar o bem → escolher o bem → praticar o bem → formar o caráter.
A proposta de Gilson pode ser colocada em diálogo com essa sequência.
A “morte do ego” seria, nessa interpretação, o processo mediante o qual determinadas disposições egoístas deixam de ocupar a posição dominante na vida do indivíduo, abrindo espaço para disposições como responsabilidade, generosidade, justiça, domínio próprio e cuidado.
Kant oferece outro eixo importante. Na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, a dignidade humana está associada à capacidade racional e moral do indivíduo, que não deve ser reduzido simplesmente a instrumento para fins alheios.
Essa ideia estabelece uma conexão direta com a proposta deste artigo: o outro não deve ser transformado em instrumento da realização do meu ego.
Consequentemente, uma espiritualidade que conduz à exploração do outro entra em contradição com uma ética fundada na dignidade humana.
2.3 O “eu” e a superação de si
A ideia de transformação do indivíduo também aparece em Nietzsche, embora dentro de um sistema filosófico muito diferente da tradição cristã.
Em Assim Falou Zaratustra, Nietzsche utiliza a ideia de superação para representar o movimento de ultrapassagem de formas anteriores de existência.
É importante não identificar Nietzsche com a tese de Gilson. As duas perspectivas pertencem a tradições intelectuais diferentes e possuem objetivos distintos.
Entretanto, existe uma questão comum: o ser humano não precisa permanecer idêntico àquilo que foi.
Essa aproximação permite interpretar a “morte” de uma identidade anterior como metáfora para processos de transformação.
A pessoa pode abandonar uma maneira de pensar sem deixar de existir.
Pode abandonar uma forma de relacionamento sem perder a capacidade de amar.
Pode abandonar uma concepção de sucesso sem abandonar a capacidade de realizar-se.
Pode abandonar o desejo de dominar sem abandonar a força pessoal.
Assim, a transformação não precisa significar anulação do indivíduo, mas reorganização daquilo que orienta o indivíduo.
2.4 A transformação interior na tradição bíblica
A tradição bíblica oferece uma linguagem particularmente rica para interpretar a transformação interior.
Romanos 12:2 apresenta a ideia de transformação mediante a renovação da mente.
Efésios 4:22-24 utiliza a imagem de abandonar o “velho homem” e revestir-se de uma nova maneira de viver.
Gálatas 5:22-23 apresenta os chamados frutos do Espírito, incluindo amor, alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.
Esses textos são relevantes porque deslocam a transformação do campo exclusivamente exterior para o campo da interioridade.
O problema humano não é apenas aquilo que acontece fora do indivíduo.
É também aquilo que governa suas escolhas.
A imagem bíblica do “novo homem” pode, portanto, ser colocada em diálogo com a formulação de Gilson sobre a morte simbólica do ego.
O indivíduo não desaparece.
O que deve desaparecer são formas de existência incompatíveis com os valores que ele escolheu seguir.
2.5 Renúncia, serviço e amor ao próximo
O princípio do amor ao próximo constitui um dos elementos centrais da ética cristã.
Em Mateus 22:37-40, o amor a Deus e o amor ao próximo aparecem associados como elementos fundamentais da vida moral.
Em Mateus 7:12 encontra-se a chamada regra de ouro.
Em Marcos 10:42-45, a liderança é contrastada com a lógica de dominação, enquanto o serviço é apresentado como princípio de grandeza.
Essas passagens são particularmente importantes para a tese deste artigo porque oferecem uma inversão da lógica egoísta.
Na lógica puramente egocêntrica:
“O outro existe para servir aos meus interesses.”
Na lógica do serviço:
“A minha capacidade pode ser utilizada para contribuir para o bem do outro.”
A diferença entre as duas perspectivas é fundamental.
A morte do ego, nesse contexto, pode ser interpretada como passagem de uma existência centrada exclusivamente na autopreservação para uma existência capaz de reconhecer responsabilidade pelo outro.
2.6 O Bom Samaritano e a ampliação do conceito de próximo
A parábola do Bom Samaritano, em Lucas 10:25-37, acrescenta uma dimensão importante à presente investigação.
O conceito de próximo não é limitado ao círculo familiar ou à identidade social.
A responsabilidade pode atravessar fronteiras.
Essa passagem permite estabelecer uma estrutura progressiva:
eu → família → comunidade → sociedade → humanidade.
A família permanece importante porque constitui um dos primeiros ambientes de responsabilidade cotidiana, mas a ética não precisa terminar na porta da casa.
Uma pessoa que aprende cuidado dentro de casa pode transportar essa disposição para outros espaços sociais.
Dessa forma, a família pode funcionar como uma primeira escola daquilo que posteriormente pode ser denominado fraternidade social.
2.7 Família, socialização e formação humana
A literatura contemporânea sobre desenvolvimento humano reforça a importância dos ambientes relacionais na formação do indivíduo.
Bronfenbrenner, por meio da teoria ecológica do desenvolvimento humano, destacou que o desenvolvimento ocorre dentro de sistemas ambientais inter-relacionados. O ambiente familiar constitui um dos contextos mais próximos e relevantes da experiência humana.
Essa perspectiva oferece suporte conceptual à ideia de que a casa pode ser compreendida como espaço de aprendizagem.
O presente artigo adota deliberadamente uma definição específica de família:
família é o núcleo residencial constituído por pai, mãe e filhos que vivem numa mesma casa.
Essa definição é utilizada como delimitação analítica do modelo proposto e não como descrição universal de todas as formas familiares existentes.
Dentro desse núcleo, valores abstratos podem adquirir expressão concreta.
Uma criança pode aprender responsabilidade porque precisa colaborar.
Pode aprender respeito através da convivência.
Pode aprender generosidade através da partilha.
Pode aprender limites através das regras.
Pode aprender perdão através dos conflitos.
Pode aprender cuidado através das necessidades dos outros.
Assim, a família pode ser compreendida como uma das primeiras instituições de aprendizagem moral e relacional.
2.8 Família e desenvolvimento de capacidades humanas
A concepção de desenvolvimento humano proposta por Amartya Sen desloca a atenção da simples posse de recursos para as capacidades reais que as pessoas possuem para viver o tipo de vida que valorizam.
Martha Nussbaum também desenvolve uma abordagem das capacidades humanas, relacionando desenvolvimento a condições que permitam às pessoas exercer determinadas dimensões fundamentais da vida.
Esse campo teórico é particularmente relevante para o conceito de abundância defendido neste artigo.
Se abundância for reduzida exclusivamente à quantidade de dinheiro, muitas dimensões da vida humana ficam invisíveis.
Uma pessoa pode possuir recursos financeiros, mas não possuir:
- relações significativas;
- segurança emocional;
- liberdade efetiva;
- educação;
- participação social;
- capacidade de projetar o futuro;
- sentido de vida.
Assim, a ideia de que “a abundância não se mede pelo valor monetário” encontra uma possibilidade de diálogo com abordagens contemporâneas que distinguem recursos, capacidades e qualidade de vida.
Isso não elimina a importância da riqueza material. Pelo contrário, reconhece que recursos econômicos podem ampliar capacidades. O ponto é que eles não constituem a totalidade do desenvolvimento humano.
2.9 Sonho, esperança e orientação para o futuro
O conceito de sonho ocupa posição central na filosofia de Gilson.
O sonho pode ser compreendido como representação antecipada de uma possibilidade futura.
Nesse aspecto, aproxima-se do conceito de esperança.
Viktor Frankl, em sua reflexão sobre sentido, argumenta que a existência humana está profundamente relacionada à capacidade de encontrar significado mesmo em condições adversas.
Erik Erikson, em sua teoria do desenvolvimento psicossocial, também relaciona o desenvolvimento humano à construção progressiva da identidade e à capacidade de estabelecer vínculos, responsabilidades e projetos.
A capacidade de imaginar um futuro possível possui, portanto, relevância para a construção da identidade.
Sonhar não significa necessariamente prever o futuro.
Significa construir mentalmente uma possibilidade que ainda não existe.
Por isso, o sonho pode funcionar como ponte entre:
realidade presente → possibilidade futura → decisão → ação.
A formulação de Gilson amplia esse processo ao propor que cada realização pode gerar uma nova centelha.
2.10 “Cada sonho faz morrer uma realização”: continuidade e transcendência
A afirmação segundo a qual “cada sonho faz morrer uma realização” pode ser interpretada como uma teoria filosófica da continuidade.
Quando uma pessoa alcança aquilo que desejava, o objeto anteriormente imaginado deixa de ser futuro e torna-se presente.
O sonho original perde sua condição de sonho.
Mas a realização abre um novo campo de possibilidades.
Essa dinâmica pode ser representada por:
sonho → ação → realização → aprendizagem → novo horizonte → novo sonho.
Essa estrutura aproxima-se de uma concepção processual da vida.
O ser humano não é apenas aquilo que já realizou.
É também aquilo que pode vir a realizar.
Nesse sentido, a abundância não é simplesmente uma quantidade acumulada, mas uma capacidade de gerar possibilidades.
2.11 Fromm: ter ou ser
Erich Fromm oferece uma contribuição especialmente importante para a discussão da abundância.
Em To Have or To Be?, Fromm contrasta duas orientações existenciais: uma centrada no “ter” e outra centrada no “ser”.
A primeira tende a definir a existência pela posse.
A segunda enfatiza experiência, participação, relação e realização do potencial humano.
Essa distinção aproxima-se diretamente da tese apresentada neste artigo.
A abundância material pertence ao domínio do “ter”.
Mas a abundância existencial também pode envolver o “ser”.
Nesse sentido:
ter recursos pode ampliar possibilidades; saber viver determina como essas possibilidades serão utilizadas.
A riqueza material, portanto, pode ser instrumento de desenvolvimento, mas não constitui automaticamente desenvolvimento.
2.12 Amor como prática e não apenas como sentimento
Em The Art of Loving, Fromm apresenta o amor como uma capacidade que envolve cuidado, responsabilidade, respeito e conhecimento.
Essa concepção é importante para a tese da família como primeiro espaço de abundância.
Se amor fosse apenas sentimento, não seria suficiente para organizar uma vida familiar.
O amor também exige comportamento.
Cuidar.
Escutar.
Proteger.
Educar.
Respeitar.
Perdoar.
Assumir responsabilidades.
Dessa forma, o amor aproxima-se da ideia de virtude prática desenvolvida por Aristóteles.
A convergência entre essas perspectivas permite estabelecer uma proposição central:
Uma vida orientada pelo amor não é definida apenas pelo que o indivíduo sente, mas também pelo modo como ele transforma esse sentimento em responsabilidade concreta.
2.13 Altruísmo, reciprocidade e comportamento pró-social
As ciências sociais e comportamentais também estudam formas de cooperação e comportamento pró-social.
A ajuda ao outro pode assumir diversas motivações, incluindo empatia, normas sociais, reciprocidade, identificação coletiva e valores internalizados.
É importante, porém, evitar uma simplificação segundo a qual toda ação altruísta seria completamente desinteressada.
A literatura científica mostra que o comportamento humano possui motivações múltiplas e complexas.
A tradição bíblica acrescenta outra dimensão ao recomendar práticas de generosidade que não dependam da publicidade ou da recompensa imediata (Mateus 6:3-4; Lucas 6:35).
A proposta de Gilson pode ser compreendida nesse espaço de encontro entre ética religiosa e comportamento pró-social:
ajudar o outro não porque ele é um instrumento para a minha recompensa, mas porque reconheço nele uma dignidade que merece consideração.
2.14 O problema da instrumentalização do outro
A ideia de que o ser humano jamais deve ser reduzido a mero instrumento encontra formulação clássica em Kant.
Essa perspectiva possui importância direta para a discussão sobre “forças ocultas”, sacrifícios e práticas espirituais que possam produzir sofrimento deliberado.
Independentemente da tradição religiosa analisada, um princípio ético deve ser preservado:
a crença espiritual não deve ser utilizada para legitimar a destruição deliberada da dignidade humana.
Nesse sentido, a espiritualidade pode ser avaliada não apenas pelo discurso que utiliza, mas também pelas consequências éticas das práticas que promove.
Uma experiência religiosa ou espiritual que produz maior responsabilidade, compaixão, autocontrole e respeito pode ser interpretada como uma forma de transformação moral.
Quando uma prática exige a desumanização do outro, surge uma questão ética fundamental.
2.15 A parábola do grão e a morte como transformação
João 12:24 apresenta a imagem do grão de trigo que, ao cair na terra, produz fruto.
No contexto deste artigo, essa imagem pode ser utilizada como metáfora de transformação.
O grão precisa deixar uma condição anterior para produzir outra.
A metáfora não deve ser interpretada literalmente como uma lei científica sobre o desenvolvimento espiritual.
Seu valor é hermenêutico.
Ela oferece uma linguagem para compreender processos nos quais determinada forma de existência precisa ser superada para que outra possa emergir.
É precisamente nesse sentido que a “morte do ego” pode ser compreendida:
não como destruição da pessoa, mas como transformação daquilo que impede o florescimento de determinadas virtudes.
2.16 Sentido da vida, sofrimento e transformação
Viktor Frankl acrescenta uma dimensão particularmente importante à discussão.
A experiência humana inclui sofrimento, perda, frustração e situações que não podem ser completamente controladas.
Nesse contexto, a questão do sentido torna-se central.
A proposta de Gilson introduz uma perspectiva semelhante quando interpreta determinadas perdas como momentos de transformação.
Entretanto, é necessário evitar uma conclusão simplista segundo a qual todo sofrimento seria automaticamente positivo.
Nem todo sofrimento produz crescimento.
Algumas experiências podem produzir trauma, injustiça ou destruição.
O significado transformador depende, entre outros fatores, da maneira como a experiência é integrada, interpretada e enfrentada.
Essa ressalva fortalece o rigor da proposta.
A “morte simbólica” deve, portanto, ser compreendida como possibilidade de transformação, e não como justificativa para sofrimento.
2.17 O paraíso como horizonte ético
A ideia de “paraíso” possui significados teológicos diversos nas tradições religiosas.
Neste artigo, o conceito não é tratado como objeto de demonstração científica.
É utilizado como horizonte ético e espiritual.
Quando Gilson afirma que o paraíso pode começar na Terra, a formulação pode ser interpretada como a possibilidade de construir, nas relações humanas, pequenas expressões dos valores associados ao paraíso:
- paz;
- fraternidade;
- justiça;
- amor;
- reconciliação;
- cuidado;
- verdade.
A ideia possui afinidade com uma concepção ética segundo a qual uma sociedade melhor não surge somente através de instituições, mas também através das práticas cotidianas dos indivíduos.
O lar, nessa perspectiva, pode ser o primeiro espaço no qual o indivíduo experimenta a diferença entre conflito e reconciliação, egoísmo e generosidade, indiferença e cuidado.
2.18 A relação entre indivíduo, família e sociedade
A literatura examinada permite construir uma cadeia conceptual:
INDIVÍDUO → FAMÍLIA → COMUNIDADE → SOCIEDADE → HUMANIDADE.
O indivíduo forma hábitos.
Os hábitos influenciam relações.
As relações formam ambientes.
Os ambientes participam da formação das comunidades.
As comunidades influenciam instituições e sociedades.
Essa sequência não deve ser interpretada como causalidade simples ou automática. Instituições sociais, condições econômicas, cultura, educação e estruturas políticas também influenciam profundamente os indivíduos.
Entretanto, a literatura permite sustentar uma proposição mais modesta:
A transformação ética individual pode possuir consequências relacionais, enquanto os ambientes relacionais também podem favorecer ou dificultar a transformação individual.
Essa relação bidirecional é fundamental para compreender a família como espaço de desenvolvimento.
2.19 Síntese crítica da literatura
A revisão realizada permite identificar quatro grandes convergências.
Primeira: a filosofia clássica e moderna reconhece a necessidade de reflexão sobre o eu, o caráter, a virtude e a responsabilidade.
Segunda: a tradição bíblica oferece uma linguagem de transformação interior, amor ao próximo, serviço, justiça e renovação.
Terceira: as ciências humanas mostram que identidade, desenvolvimento, relações e ambientes sociais participam da formação do comportamento humano.
Quarta: abordagens contemporâneas do desenvolvimento humano ampliam o conceito de prosperidade para além da simples acumulação material.
Ao mesmo tempo, existem diferenças importantes entre essas tradições.
Aristóteles não apresenta a mesma concepção de virtude que Kant.
Kant não utiliza o conceito de transformação espiritual da mesma maneira que a tradição cristã.
Nietzsche possui uma compreensão de superação que não deve ser confundida com renúncia cristã.
Frankl trata do sentido em condições existenciais específicas, não de uma teoria universal de prosperidade.
Sen e Nussbaum analisam capacidades humanas dentro de uma estrutura normativa diferente da linguagem espiritual do presente artigo.
Essas diferenças não enfraquecem necessariamente a proposta. Pelo contrário, mostram que a ideia de transformação humana pode ser examinada a partir de diferentes tradições.
2.20 Lacuna teórica e contribuição proposta
Apesar da existência de ampla literatura sobre ego, virtude, espiritualidade, família, sentido, capacidades humanas e comportamento pró-social, existe espaço para uma síntese conceptual que reúna esses elementos numa única arquitetura filosófica.
É nesse ponto que a proposta de Gilson Guilherme Miguel Ângelo pretende contribuir.
O conceito de “morte do ego” é articulado com:
- transformação moral;
- formação de virtudes;
- responsabilidade familiar;
- serviço ao próximo;
- capacidade de sonhar;
- abundância não reduzida à riqueza material;
- realização como passagem para novos horizontes;
- “centelha” como metáfora de novas possibilidades.
A contribuição original proposta pode ser representada pelo seguinte modelo:
MORTE SIMBÓLICA DO EGO → TRANSFORMAÇÃO INTERIOR → VIRTUDE → RESPONSABILIDADE FAMILIAR → SERVIÇO → SONHO → AÇÃO → REALIZAÇÃO → NOVA TRANSFORMAÇÃO → NOVA CENTELHA.
Esse modelo não é apresentado como lei universal comprovada empiricamente. É proposto como estrutura teórico-hermenêutica que poderá, em estudos posteriores, ser examinada através de investigação qualitativa, estudos longitudinais, pesquisas sobre famílias, comportamento pró-social, propósito de vida e bem-estar.
Dessa forma, a revisão da literatura não apenas contextualiza a proposta: ela estabelece o fundamento necessário para que o pensamento de Gilson Guilherme Miguel Ângelo possa ser apresentado como uma contribuição filosófica contemporânea em diálogo com diferentes tradições do conhecimento humano.
3. A FAMÍLIA COMO PRIMEIRO ESPAÇO DE RESPONSABILIDADE
Para efeitos específicos deste artigo, utiliza-se a palavra família em sentido delimitado:
Família é aqui entendida como o núcleo residencial constituído por pai, mãe e filhos que vivem numa mesma casa.
Essa definição não pretende negar a diversidade das estruturas familiares existentes nas diferentes sociedades. Trata-se de uma delimitação conceptual adotada para desenvolver a tese específica apresentada neste estudo.
Dentro dessa estrutura, a casa pode ser compreendida como uma primeira escola de humanidade.
Antes de aprender a administrar grandes instituições, uma pessoa precisa aprender a conviver.
Antes de discutir fraternidade internacional, precisa compreender o significado da responsabilidade cotidiana.
Antes de desejar transformar o mundo, precisa aprender a cuidar das relações que estão sob a sua responsabilidade.
Por essa razão, a família pode ser interpretada como um laboratório ético da existência.
O pai aprende responsabilidade.
A mãe aprende responsabilidade.
Os filhos aprendem responsabilidade.
E todos precisam aprender que convivência não pode depender exclusivamente da satisfação individual.
A casa torna visíveis questões fundamentais da existência:
- quem ajuda;
- quem escuta;
- quem perdoa;
- quem protege;
- quem ensina;
- quem assume responsabilidades;
- quem sabe renunciar;
- quem sabe agradecer;
- quem consegue colocar o bem coletivo acima de uma vantagem momentânea.
Nesse sentido, a família constitui uma das primeiras experiências humanas em que o indivíduo pode perceber que a liberdade pessoal possui consequências sobre outras pessoas.
4. A CASA COMO TESTE ÉTICO DA ABUNDÂNCIA
A presente proposta introduz uma ideia central:
a abundância deve ser experimentada primeiro como qualidade de vida e de relacionamento, e não apenas como quantidade de recursos materiais.
Uma casa pode possuir recursos financeiros e, ainda assim, ser marcada por hostilidade, abandono, violência, desprezo e ausência de diálogo.
Da mesma forma, uma casa com recursos materiais modestos pode desenvolver formas profundas de solidariedade, cuidado, criatividade e esperança.
Isso não significa negar a importância da segurança económica.
Alimentação, habitação, educação, saúde, emprego e estabilidade material possuem importância objetiva para a dignidade humana.
O argumento é outro:
dinheiro pode sustentar determinadas condições da vida, mas não substitui automaticamente amor, responsabilidade, confiança, sentido e fraternidade.
Nesse sentido, o núcleo familiar definido neste artigo pode ser entendido como um primeiro teste ético.
Não um “teste cósmico” demonstrado cientificamente, mas um teste existencial e moral.
Se dentro da casa o indivíduo aprende a amar, respeitar, proteger, dialogar, servir e assumir responsabilidades, ele desenvolve disposições que podem ser transportadas para a sociedade.
Se aprende exclusivamente a dominar, explorar, humilhar e exigir, poderá reproduzir esses padrões em outros ambientes.
A metáfora cosmológica de Gilson Guilherme Miguel Ângelo pode, portanto, ser interpretada da seguinte forma:
As escolhas humanas produzem consequências; escolhas orientadas pela responsabilidade tendem a construir relações diferentes das escolhas orientadas pelo egoísmo e pela destruição.
5. A MORTE DO EGO COMO PROCESSO DE ASCENSÃO
A ideia de “subir degraus” constitui uma das imagens centrais do pensamento analisado.
Cada degrau representa uma etapa de desenvolvimento.
Entretanto, subir significa deixar algo para trás.
A criança deixa determinados comportamentos da infância.
O jovem abandona algumas dependências da adolescência.
O adulto precisa superar formas imaturas de relacionamento.
O profissional precisa aprender que conhecimento não significa superioridade humana.
O líder precisa compreender que autoridade não significa propriedade sobre as pessoas.
Assim, cada crescimento exige alguma forma de renúncia.
Pode-se representar esse processo simbolicamente:
Ego anterior → crise → reflexão → escolha → renúncia → aprendizagem → virtude → nova identidade
O processo repete-se.
Por isso, a expressão “morrer várias vezes” pode ser entendida como uma metáfora para as grandes transformações da vida.
O indivíduo que abandona a arrogância “mata” a arrogância.
O indivíduo que abandona o ódio “mata” o ódio.
O indivíduo que abandona a vingança “mata” a necessidade de vingança.
O indivíduo que abandona a exploração “mata” o desejo de transformar o outro em instrumento.
A morte simbólica, nesse sentido, pode ser uma forma de nascimento moral.
6. DUAS DIREÇÕES DA ESCOLHA HUMANA
O pensamento apresentado distingue simbolicamente dois grandes caminhos: uma orientação para o bem/divino e uma orientação para o mal/destruição.
É importante estabelecer uma precisão académica.
O artigo não pretende comprovar cientificamente a existência de forças sobrenaturais específicas nem estabelecer uma classificação empírica de pessoas como “boas” ou “más”.
O objetivo é compreender a distinção como uma estrutura ética de escolha.
6.1 A escolha orientada pelo divino
No pensamento de Gilson Guilherme Miguel Ângelo, escolher o divino implica abandonar formas de egoísmo que impedem o amor, a fraternidade e a responsabilidade.
Essa perspectiva aproxima-se de diversos ensinamentos bíblicos:
- amar o próximo — Mateus 22:39;
- fazer aos outros aquilo que desejamos para nós — Mateus 7:12;
- servir em vez de dominar — Marcos 10:42-45;
- cuidar dos necessitados — Mateus 25:35-40;
- buscar justiça e misericórdia — Miqueias 6:8;
- praticar o amor como princípio central — 1 Coríntios 13.
A orientação divina, portanto, é apresentada neste estudo principalmente como uma orientação para uma vida de responsabilidade, amor, justiça, misericórdia e serviço.
7. O PERIGO ÉTICO DA SACRIFICAÇÃO DO OUTRO
O pensamento analisado também aborda práticas que, sob determinadas interpretações religiosas ou espirituais, podem envolver sacrifícios ou sofrimento de outras pessoas.
Aqui é necessário estabelecer um princípio ético universal:
nenhuma busca espiritual pode ser utilizada como justificativa para violar a dignidade humana.
A dignidade humana deve permanecer como limite fundamental.
Se uma prática espiritual exige violência, exploração, abuso ou destruição deliberada de outra pessoa, ela entra em conflito com princípios fundamentais de proteção da vida e da dignidade.
A reflexão de Gilson pode ser reinterpretada nesse ponto como uma advertência:
Quando uma pessoa precisa destruir a humanidade do outro para sustentar a própria identidade espiritual, ela corre o risco de destruir também a própria humanidade.
A verdadeira transformação interior não precisa transformar o ser humano em caçador de seres humanos.
Pelo contrário, quanto maior a consciência, maior deveria ser a responsabilidade.
8. O PARAÍSO COMO CONSTRUÇÃO ÉTICA
Uma das ideias mais relevantes da proposta estudada é a possibilidade de compreender o “paraíso” não somente como uma realidade localizada depois da morte, mas também como uma condição ética que pode começar na vida presente.
Essa interpretação possui uma natureza filosófico-religiosa.
Não afirma que o mundo terreno seja literalmente o paraíso.
Afirma que determinados elementos tradicionalmente associados ao paraíso — paz, amor, fraternidade, justiça, reconciliação e comunhão — podem ser parcialmente antecipados através das relações humanas.
O lar pode tornar-se um pequeno espaço de paz.
Uma comunidade pode tornar-se espaço de cooperação.
Uma instituição pode tornar-se espaço de justiça.
Uma sociedade pode aproximar-se de determinados ideais de dignidade.
O paraíso, nessa leitura, começa como projeto moral antes de ser compreendido como destino metafísico.
9. ABUNDÂNCIA: PARA ALÉM DO DINHEIRO
A tese:
“A abundância não se mede pelo valor monetário, mas pela capacidade de sonhar.”
constitui um dos núcleos filosóficos da proposta de Gilson Guilherme Miguel Ângelo.
Esta afirmação não significa que recursos financeiros sejam irrelevantes.
Significa que riqueza e abundância não são conceitos completamente equivalentes.
Uma pessoa pode possuir dinheiro e não possuir propósito.
Pode possuir bens e não possuir relações saudáveis.
Pode possuir poder e não possuir paz.
Pode possuir reconhecimento e não possuir sentido.
O sonho introduz outra dimensão.
Sonhar significa projetar uma possibilidade futura.
É imaginar que a realidade atual não é necessariamente a realidade final.
Por isso, a capacidade de sonhar pode representar uma forma de abundância potencial.
Quem consegue imaginar uma possibilidade diferente pode começar a construir uma realidade diferente.
10. O SONHO E A MORTE DE CADA REALIZAÇÃO
Uma formulação particularmente original do pensamento analisado afirma:
“Cada sonho faz morrer uma realização.”
Essa afirmação pode ser compreendida de maneira paradoxal.
Quando um sonho se realiza, ele deixa de ser apenas sonho.
A imagem futura transforma-se em realidade presente.
Consequentemente, a forma anterior do sonho “morre”.
Mas dessa morte pode nascer um novo horizonte.
Podemos representar o processo:
Sonho → tentativa → experiência → realização → transformação → novo sonho
A realização não encerra necessariamente o processo humano.
Ela pode abrir outro processo.
Uma criança sonha aprender a andar.
Depois sonha estudar.
Depois sonha formar-se.
Depois sonha trabalhar.
Depois sonha criar uma família.
Depois sonha construir uma instituição.
Depois sonha contribuir para a sociedade.
Cada realização pode produzir uma nova pergunta:
E agora, o que posso fazer com aquilo que me tornei?
11. AS “CENTELHAS” COMO METÁFORA DO POTENCIAL HUMANO
Gilson Guilherme Miguel Ângelo utiliza a imagem da “centelha” para representar o nascimento de novas possibilidades.
A centelha pode ser interpretada como:
- uma ideia;
- uma descoberta;
- uma decisão;
- uma relação;
- uma oportunidade;
- uma obra;
- uma aprendizagem;
- uma transformação interior.
Cada experiência significativa pode produzir outra possibilidade.
Por exemplo:
Um sonho → uma decisão → uma experiência → uma aprendizagem → uma nova ideia → um novo sonho.
Dessa maneira, a existência humana pode ser compreendida como um processo de geração contínua de possibilidades.
A centelha não precisa ser interpretada como fenómeno sobrenatural.
Ela pode representar, filosoficamente, a capacidade humana de produzir sentido e novas possibilidades a partir da experiência.
12. A ÉTICA DA AJUDA SEM EXPECTATIVA DE RETORNO
Um dos princípios apresentados pelo autor é ajudar sem esperar algo em troca.
Esse princípio possui forte correspondência com a tradição bíblica.
Em Mateus 6:3-4, a prática da caridade é apresentada sem necessidade de publicidade.
Em Lucas 6:35, encontra-se a orientação para fazer o bem sem esperar retorno.
Em Atos 20:35 aparece a conhecida formulação segundo a qual há maior felicidade em dar do que em receber.
Esses textos permitem construir uma concepção de generosidade como prática que não depende exclusivamente de recompensa imediata.
Na sociedade contemporânea, essa ideia pode assumir diversas formas:
- voluntariado;
- educação;
- assistência comunitária;
- mentoria;
- solidariedade;
- doação;
- cuidado de idosos;
- proteção de crianças;
- apoio a pessoas vulneráveis;
- partilha de conhecimento.
A abundância, então, deixa de ser somente aquilo que possuímos.
Passa a incluir aquilo que somos capazes de oferecer.
13. METODOLOGIA
Este estudo utiliza uma metodologia qualitativa, hermenêutica, filosófica e interdisciplinar.
A investigação foi desenvolvida mediante quatro procedimentos principais.
13.1 Análise conceptual
Foram identificados e organizados os principais conceitos presentes no pensamento analisado:
- ego;
- morte simbólica;
- escolha;
- divino;
- mal;
- família;
- sonho;
- abundância;
- centelha;
- responsabilidade;
- fraternidade.
13.2 Hermenêutica filosófica
Os conceitos foram interpretados considerando seu significado simbólico e ético, evitando transformar metáforas religiosas em afirmações empíricas não demonstradas.
13.3 Diálogo com fontes bíblicas e filosóficas
Foram utilizados textos bíblicos relacionados com amor, serviço, transformação interior, justiça, responsabilidade e fraternidade, juntamente com referências da tradição filosófica.
13.4 Construção de um modelo conceptual
A investigação propõe um modelo de desenvolvimento humano baseado na seguinte sequência:
Consciência → escolha → renúncia → transformação → responsabilidade → virtude → sonho → realização → nova transformação.
O estudo possui natureza predominantemente teórica e não pretende apresentar causalidade estatística. Investigações futuras poderão testar empiricamente as relações entre práticas familiares, altruísmo, propósito, bem-estar e desenvolvimento humano.
14. RESULTADOS E DISCUSSÃO
A análise permite identificar sete resultados conceptuais principais.
Resultado 1 — O ego não precisa desaparecer; precisa ser educado
A individualidade é necessária à existência humana.
O problema ético não é possuir identidade.
O problema surge quando a identidade se transforma em egoísmo destrutivo.
Assim, “morte do ego” significa, neste modelo, a morte de determinadas formas de centralização egoísta.
Resultado 2 — O crescimento humano envolve perdas simbólicas
Toda transformação profunda exige abandono de alguma forma anterior de comportamento.
Crescer pode significar perder:
- antigos hábitos;
- antigas crenças;
- antigas relações de dependência;
- antigas formas de pensar;
- antigas imagens de si próprio.
A perda pode ser dolorosa, mas também pode constituir condição de transformação.
Resultado 3 — A família pode funcionar como primeira escola ética
Considerando a definição adotada neste artigo — pai, mãe e filhos que residem numa mesma casa — a família pode funcionar como espaço inicial de aprendizagem moral.
É dentro da convivência cotidiana que conceitos como responsabilidade, perdão, cooperação, respeito e cuidado deixam de ser abstrações e se tornam práticas.
Resultado 4 — A abundância possui dimensões materiais e imateriais
Uma concepção completa de abundância não precisa negar a importância da economia.
Pode acrescentar outras dimensões:
Abundância material + abundância relacional + abundância intelectual + abundância espiritual + abundância de propósito.
Essa visão amplia a compreensão de desenvolvimento humano.
Resultado 5 — O sonho funciona como força de orientação
Sonhar permite imaginar uma realidade ainda inexistente.
Entretanto, o sonho precisa encontrar responsabilidade, trabalho, disciplina e ética para transformar possibilidade em realização.
Por isso:
Sonho sem ação permanece possibilidade.
Ação sem ética pode produzir destruição.
Sonho + ação + ética podem produzir transformação.
Resultado 6 — A centelha representa a continuidade da criação humana
Cada realização pode gerar novas possibilidades.
Assim, a vida não precisa ser interpretada como uma sequência de pontos finais.
Pode ser entendida como uma sequência de transformações.
Realização → aprendizagem → nova possibilidade → nova centelha.
Resultado 7 — O “retorno do cosmo” deve ser compreendido como princípio filosófico
A ideia de que “o cosmo responde” pode ser interpretada como uma metáfora para a relação entre ação e consequência.
Quando uma pessoa pratica confiança, responsabilidade e cooperação, pode criar condições relacionais diferentes das produzidas pela violência, exploração e desconfiança.
Não se afirma, entretanto, uma lei física segundo a qual o universo recompensaria automaticamente toda ação moral.
A formulação adequada, em termos científicos, é:
As escolhas humanas produzem consequências individuais, familiares e sociais, embora essas consequências não sejam sempre imediatas, lineares ou previsíveis.
Essa distinção preserva simultaneamente a força espiritual da metáfora e o rigor epistemológico da investigação.
15. UM MODELO DE VIDA EM ABUNDÂNCIA
Com base nos resultados, pode-se propor o seguinte modelo:
PRIMEIRO DEGRAU — CONSCIÊNCIA
Reconhecer quem somos e quais são as nossas limitações.
SEGUNDO DEGRAU — ESCOLHA
Reconhecer que determinadas decisões estão sob nossa responsabilidade.
TERCEIRO DEGRAU — MORTE DO EGOÍSMO
Abandonar comportamentos que prejudicam deliberadamente outras pessoas.
QUARTO DEGRAU — FAMÍLIA
Aprender responsabilidade dentro do núcleo familiar.
QUINTO DEGRAU — SERVIÇO
Levar para a sociedade aquilo que foi aprendido dentro de casa.
SEXTO DEGRAU — SONHO
Imaginar possibilidades superiores de existência.
SÉTIMO DEGRAU — AÇÃO
Transformar o sonho em trabalho, disciplina e responsabilidade.
OITAVO DEGRAU — REALIZAÇÃO
Experimentar o resultado da caminhada.
NONO DEGRAU — NOVA MORTE
Reconhecer que a realização alcançada não é o fim.
DÉCIMO DEGRAU — NOVA CENTELHA
Utilizar aquilo que foi conquistado para criar novas possibilidades.
Este modelo pode ser resumido na seguinte fórmula filosófica:
Viver é transformar-se; transformar-se é renunciar; renunciar é abrir espaço; abrir espaço é permitir o nascimento de novas possibilidades.
16. A DIMENSÃO UNIVERSAL DA PROPOSTA
Uma contribuição importante desta abordagem consiste em procurar construir uma linguagem acessível a diferentes níveis da humanidade.
A criança pode compreender:
“Ajuda o outro.”
O jovem pode compreender:
“As tuas escolhas constroem o teu caminho.”
O adulto pode compreender:
“A liberdade exige responsabilidade.”
O investigador pode compreender:
“Comportamentos e relações possuem consequências observáveis e interpretáveis.”
O filósofo pode perguntar:
“Quem sou eu quando abandono aquilo que anteriormente definia a minha identidade?”
O religioso pode perguntar:
“Como posso aproximar a minha vida dos valores que reconheço como divinos?”
O cidadão pode perguntar:
“Que sociedade estou ajudando a construir através das minhas ações?”
Assim, a proposta procura estabelecer uma ponte entre espiritualidade, filosofia, ética e experiência cotidiana.
17. CONCLUSÃO
A presente investigação analisou a proposta filosófica de Gilson Guilherme Miguel Ângelo sobre a morte do ego, a transformação humana, a família, o sonho, a abundância e o nascimento das “centelhas”.
A principal conclusão é que a expressão “morte do ego” pode ser compreendida como uma metáfora poderosa para os processos de transformação moral pelos quais o ser humano abandona formas anteriores de egoísmo, imaturidade ou comportamento destrutivo.
Essa morte não representa o desaparecimento da pessoa.
Representa a transformação de uma maneira de existir.
A família, definida neste artigo como o núcleo residencial formado por pai, mãe e filhos, é apresentada como um possível primeiro espaço de aprendizagem da responsabilidade, do amor, do cuidado e da convivência. Não se trata de afirmar que todas as famílias ou todas as pessoas correspondam a esse modelo, mas de analisar a sua função dentro do modelo filosófico específico proposto.
A abundância, por sua vez, não deve ser reduzida ao dinheiro.
Os recursos materiais são importantes para a dignidade humana, mas a existência também possui dimensões relacionais, intelectuais, espirituais e simbólicas.
Nesse contexto, a capacidade de sonhar constitui uma forma de abertura ao futuro.
O sonho cria uma possibilidade.
A ação transforma a possibilidade em experiência.
A experiência produz aprendizagem.
A aprendizagem cria uma nova centelha.
E a nova centelha pode gerar outro sonho.
A vida transforma-se, portanto, numa sucessão de mortes simbólicas e renascimentos existenciais.
A maior contribuição filosófica da proposta está talvez na seguinte compreensão:
O ser humano não precisa esperar uma realidade perfeita para começar a construir relações mais próximas daquilo que considera o bem.
A casa pode começar esse processo.
A família pode ser o primeiro espaço.
A comunidade pode ampliar o movimento.
A sociedade pode receber os seus efeitos.
E a humanidade pode transformar a fraternidade de um ideal abstrato em uma prática concreta.
O “paraíso”, nessa perspectiva, não é apresentado como uma propriedade material que alguém possa possuir.
É antes uma imagem de uma existência orientada por amor, responsabilidade, justiça, verdade, fraternidade e cuidado.
Da mesma forma, o “cosmo que responde” deve ser compreendido como uma metáfora filosófica para a profunda interdependência entre escolhas, relações e consequências, e não como uma lei científica automática de recompensa.
No final, a tese pode ser sintetizada em uma proposição:
Cada vez que o ser humano mata dentro de si aquilo que destrói o outro, abre espaço para uma nova forma de humanidade nascer.
E talvez seja justamente nesse espaço que nasça a centelha.
REFERÊNCIAS
REFERÊNCIAS BÍBLICAS
BÍBLIA. Bíblia Sagrada. Referências utilizadas: Mateus 5:9; Mateus 6:3-4; Mateus 7:12; Mateus 16:24; Mateus 22:37-40; Mateus 25:35-40; Marcos 10:42-45; Marcos 12:31; Lucas 6:35; Lucas 10:25-37; João 12:24; Atos 20:35; Romanos 12:2; 1 Coríntios 13; Gálatas 5:22-23; Efésios 4:22-24; Filipenses 2:3-4; Miqueias 6:8.
BÍBLIA. Gênesis. Capítulos 1–2. Narrativa da criação e da responsabilidade humana.
BÍBLIA. Provérbios. Literatura sapiencial sobre sabedoria, comportamento, justiça e formação moral.
BÍBLIA. Eclesiastes. Reflexões sobre existência, tempo, trabalho, vaidade e sentido da vida.
BÍBLIA. Salmos. Textos poéticos de espiritualidade, confiança, sofrimento, esperança e relação entre humanidade e divindade.
REFERÊNCIAS FILOSÓFICAS
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Traduções diversas. Obra clássica sobre virtude, caráter, felicidade, justiça e vida ética.
EPICURO. Carta a Meneceu. Reflexões sobre felicidade, prazer, prudência, morte e vida boa.
PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Reflexões sobre justiça, educação, conhecimento, alma e organização da vida humana.
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Obra fundamental para a reflexão sobre consciência, exame de si e vida filosófica.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Reflexões sobre liberdade, responsabilidade e organização da vida coletiva.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Reflexões sobre dever, autonomia e dignidade humana.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. Reflexões sobre transformação, superação e formação do indivíduo.
FRANKL, Viktor E. Man’s Search for Meaning. Boston: Beacon Press. Reflexões sobre sentido, sofrimento e existência humana.
FROMM, Erich. To Have or To Be? New York: Harper & Row. Reflexão sobre a diferença entre possuir e ser.
FROMM, Erich. The Art of Loving. New York: Harper & Brothers. Reflexões sobre amor, responsabilidade, cuidado e maturidade humana.
REFERÊNCIA AUTORAL
ÂNGELO, Gilson Guilherme Miguel. A morte do ego e o nascimento das centelhas: notas filosóficas sobre escolha, família, sonho, abundância e transformação humana. Formulação filosófica original apresentada como base conceptual do presente artigo.
NOTA ACADÉMICA FINAL
Este artigo apresenta uma proposta filosófico-hermenêutica, e não uma teoria científica de causalidade cosmológica. Os conceitos de “divino”, “paraíso”, “morte do ego”, “centelha” e “resposta do cosmo” são utilizados principalmente como categorias filosóficas, espirituais e simbólicas. A sua eventual investigação empírica exigiria estudos adicionais, com definição operacional das variáveis, instrumentos de medição, amostras, procedimentos éticos e análise estatística.
A proposta central pode ser sintetizada na seguinte sequência:
FAMÍLIA → RESPONSABILIDADE → ESCOLHA → MORTE DO EGOÍSMO → VIRTUDE → SONHO → AÇÃO → REALIZAÇÃO → NOVA TRANSFORMAÇÃO → NOVA CENTELHA.
Nesse sentido, a filosofia apresentada procura ensinar uma ideia simples e simultaneamente profunda: a abundância humana não começa necessariamente naquilo que uma pessoa possui, mas também naquilo que ela consegue imaginar, construir, partilhar e transformar em benefício da própria vida e da vida dos outros.
EDITORA GAESEMA
A Marca que Transcende Fronteiras
Conhecimento que transforma. Filosofia que liberta o mundo.
A Revista Científica e Filosófica GAESEMA encontra-se disponível internacionalmente, acessível a investigadores, académicos, pensadores, estudantes e leitores comprometidos com a transformação intelectual, científica, espiritual e social da humanidade.
Com publicações originais sobre filosofia, produção, economia, espiritualidade, gestão, educação, inovação consciente e desenvolvimento humano, a GAESEMA promove uma nova consciência global — crítica, prática, transformadora e orientada para soluções reais dos desafios contemporâneos.
Mais do que publicar conteúdos, a GAESEMA propõe uma nova forma de pensar o mundo, incentivando o questionamento construtivo, a investigação profunda e a criação de conhecimento aplicável às realidades humanas e institucionais.
Descubra ideias ousadas. Questione o sistema. Inspire a mudança.
Acesse a plataforma oficial: https://gaesema.online/ /
Submissão Oficial de Artigos Científicos, Livros e Produções Académicas
Investigadores, docentes, estudantes de graduação, mestrado, doutoramento e autores independentes podem submeter:
- Artigos científicos; Promoção de 50% para Membros
- Livros académicos e filosóficos;
- Trabalhos de investigação;
- Ensaios científicos;
- Produções interdisciplinares e inovadoras.
Contactos Oficiais
Correio Electrónico: gaesefma@gmail.com
WhatsApp — Angola: +244 923 486 495
WhatsApp — Namíbia: +264 81 742 9733
Todos os artigos científicos, edições anteriores, conteúdos actualizados, publicações especiais e materiais institucionais encontram-se disponíveis através dos canais oficiais da GAESEMA.
Participe. Publique. Faça parte de uma filosofia que ultrapassa fronteiras.
INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL
Entidade Proprietária: GAESEMA Investments Group (Pty) Ltd – Namibia
Parceria Institucional: ANGRIB, SA. / NANK, S.A. – Angola
Sede Internacional: Windhoek – Namibia
Representação em Angola: Luanda – Kikuxi, Angola
Editor-Chefe – Gilson Guilherme Miguel Ângelo
Contacto Institucional Oficial
Angola: +244 923 486 495
Namíbia: +264 81 742 9733
E-mail Institucional: gaesefma@gmail.com
Filosofia Editorial
“Pensar diferente é criar o novo.”
© Todos os direitos reservados à Editora GAESEMA.
É permitida a citação científica mediante referência adequada da fonte, em conformidade com os princípios internacionais de ética académica e propriedade intelectual.
G

